Uncategorized

O tempo interior do porto

Corre ao contrário da cidade e lembra o que foi. Não se ocupa a pensar no que vai acontecer. Carolina Rodrigues e António Caetano de Faria mostram amanhã a faina que persiste num tempo que segue à margem.

Maria Caetano

É um tempo que volta para trás, na viagem de um rapaz de 25 anos, Wong Kei, que encontra um passado piscatório numa faina de poucos que subsistem hoje nas margens do Porto Interior. É um jovem dos dias de hoje, sem acerto com as franjas da vida marítima, toldadas pelos grandes blocos construídos para viver ou fazer negócio. Mas que fortuitamente se vê num reencontro com o mar e descobre acrónicas famílias habitando barcos, gente de ocupação simples e entendimento pragmático, às quais se procura juntar.

É uma espécie de regresso romântico ao paraíso perdido, filmado no registo de um documentário ficcional, que nos propõe a sinopse de “Viagem no Tempo” (Time Travel), co-realizado por Carolina Rodrigues e António Caetano de Faria, a exibir amanhã no Centro Cultural.

O projecto foi produzido para a competição DocuPower, anualmente promovida pela organização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau, e está entre os trabalhos a descobrir na secção ‘indies’ da edição 2011, por onde este fim-de-semana passam mais de uma dezena de vídeos locais.

“Queríamos fazer um documentário desde o início, mas já tínhamos a ideia de ficcionar algumas partes. Não queríamos inventar nada, mas com base em factos reais – na realidade de Macau – já planeávamos encenar algumas coisas”, conta Carolina Rodrigues.

Os autores seguiram em busca de um retrato de um lugar que é para ambos querido e tema repetido de trabalho. António Caetano de Faria filmou antes uma curta-metragem no Porto Interior. Carolina Rodrigues fotografou-o em toda a extensão das suas margens e produziu também um vídeo no local.

“O Porto Interior sempre foi um sítio especial, tanto para mim, como para o António”, admite a realizadora, que junta outros elementos. Afinal, Macau fez-se povoação do mar e da pesca desde a sua origem, nos primeiros relatos que a história conta.

Cultura a perder

A vida interior do porto é escolhida “pelo facto de a história de Macau estar muito relacionada com os pescadores, que contribuíram muito para o crescimento e desenvolvimento de Macau, e hoje em dia praticamente já não existirem”. Hoje, “há muitos pescadores aqui à volta, mas são todos do Continente”. “É uma cultura que se está a perder e que achamos importante ser preservada”, reflecte Carolina Rodrigues.

E no movimento de aproximação às margens, os dois realizadores portugueses contaram com a ajuda de quem lá estava. “Tivemos sorte porque conhecemos logo um pescador – na segunda fase da competição –, que é uma das personagens mais importantes do nosso filme agora. Foi muito porreiro, ajudou-nos imenso, e tem uma relação com o barco e com o mar muito apaixonada”, conta.

Deste para outros homens de faina foram passos e horas de rodagem, com “muitas negas pelo caminho” e “sempre com intérpretes”. “Havia muitas coisas por fazer que acabámos por não conseguir”, relata a autora, que não sabe se pensar no futuro interessa tanto à gente que se avia no mar, com os pés bem assentes em terra.

“São pessoas que trabalham muito, todos os dias praticamente sem folgas, e são pessoas muito terra-a-terra. Estão mais preocupados em ganhar o pão nosso de cada dia e trabalhar o máximo possível para terem dinheiro e ajudarem as famílias do que propriamente preservar a cultura dos pescadores que se está a perder”, descreve.

Mas pensar no passado é outra história. “Quando perguntámos pelos jovens, filhos deles, se estavam na escola, respondiam-nos que antigamente é que era bom”, conta.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s