Uncategorized

A China aqui tão perto

Se as gentes da RAEM não vão ao Continente, vem o Continente ao território. O Dia Nacional do Património Cultural Imaterial da China quer dar a conhecer as riquezas intocáveis das várias partes do país. Tendo o património de Macau como cenário.

 

Hélder Beja

 

O Instituto Cultural (IC) e o Centro Nacional para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da China juntam-se pela primeira vez para assinalar o Dia Nacional do Património Cultural da China, já no dia 11 deste mês. Estão previstos variados eventos, entre mostras e espectáculos, com destaque para a exposição “Génese e Espírito”, que retrata o património imaterial do Continente e que inclui documentação variada sobre o património de Macau.

A mostra inaugura exactamente a 11 de Junho, no Fórum, e por lá fica até 10 de Julho. O responsável pela divisão de projectos especiais do IC, Boyce Lam, não adiantou muitos detalhes sobre a exposição em conferência de imprensa, referindo apenas que de Macau haverá imagens e outros documentos para ver, bem como exibições de dança do dragão embriagado.

No mesmo dia, e com repetição a 12, também às 17h, as Ruínas de São Paulo servem de palco a grupos de danças e cantares chineses de várias regiões que fazem parte da lista de património cultural imaterial da China, como a música suona de Dangshan, a dança do pé esquerdo de Yi e a dança dos lavradores do grupo étnico coreano da China.

Das Ruínas para a Casa do Mandarim, a começar a 11 e a terminar a 15 deste mês, podem ser vistas demonstrações de pintura de Thangka e de xilografia, por três artistas que o IC considera “herdeiros representativos do património cultural imaterial” – Niang Bem, Chong Defu e Gao Wenying. Também na recentemente reaberta Casa do Mandarim, ao Largo do Lilau, a Orquestra de Macau tem encontro marcado com o público para as 16h de dia 11, num concerto intitulado “Cores”.

Na Casa de Lou Kao, está já patente desde 31 de Maio uma mostra de artesanato de Shangdong, que ali fica até 19 deste mês. Os artesãos Xu Xiuling e Qiao Zhenxia farão demonstrações das artes de bordado Lu e das xilografias de Ano Novo de Zhangqiu, que será também objecto de um workshop gratuito, pelas 15h.

 

Portas abertas em chinês

 

O Arquivo Histórico é uma das várias instituições do território que abrem portas neste dia que celebrará o património chinês, mostrando painéis informativos e trabalhos de restauro de documentos impressos. Além disso, organiza em conjunto com os Serviços de Estatística e Censos a exposição “Quantos Somos”, sobre o desenvolvimento dos censos em Macau de acordo com os dados recolhidos nos últimos séculos.

Sobre esta e outras iniciativas, como as visitas guiadas às bibliotecas, ao património de Macau durante a noite ou a sítios como Farol da Guia e o Teatro Dom Pedro V, Boyce Lam referiu que nem tudo poderá ser traduzido para português ou inglês. “Esperamos conseguir fornecer o material em três línguas – chinês, português e inglês. Mas há determinado material que, talvez e por causa do volume, não seja possível disponibilizar a tradução imediatamente e de forma oportuna. Pedimos a vossa compreensão”, disse o representante do IC.

A actividade “Visitas Nocturnas a Sítios do Património Mundial – Venha Escutar Histórias da Cidade Antiga” é organizada pela Associação dos Embaixadores do Património Cultural de Macau. A 11 e 12 deste mês estão previstas um total de seis visitas guiadas gratuitas. As horas de partida estão marcadas para as 18h30, 19h e 19h30. As inscrições podem fazer-se em http://www.mhaa.org.mo.

Ainda no dia 12, pelas 15h, decorre no auditório do Museu de Macau uma palestra intitulada “Análise do Sentido de Pertença e das Características Regionais a Partir de Estudos de Caso de Preservação do Património Cultural”, na qual a perita de Taiwan Chiu Ruhua irá apresentar estudos de caso sobre aspectos da consciencialização da conservação do património cultural. A palestra será proferida mandarim. Não consta que haja tradução.

Todo o programa do Dia Nacional do Património da China está disponível em www.icm.gov.mo.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s