Uncategorized

Uma noite de encantar

O Introdans vem da Holanda, actua pela primeira vez em Macau e traz consigo a criatividade europeia, num espectáculo para os mais novos intitulado “Dançando no País das Maravilhas”. Uma combinação de três peças de coreógrafos distintos, de onde foram retirados excertos que, “apesar de não serem espectáculos especificamente feitos para crianças, adequam-se perfeitamente a um público mais novo”, refere Roel Voorrintholt, director artístico. Baseado em três trabalhos concebidos pelos coreógrafos Jiri Kylián, Mats Ek e Cayetano Soto, este espectáculo pretende atrair miúdos e graúdos na hora em que as luzes do palco se ligarem.

Noventa e cinco minutos, com dois intervalos e três peças. A abrir estará “Kiss Goodnight”, do coreógrafo Cayetano Soto. Esta traz o “espectáculo” na sua maior acepção da palavra, num ballet que conta as memórias de infância numa visão do mundo através do olhar de uma criança. A fonte de inspiração tem o beijo de boa noite da mãe, aquele acto que marca a meninice de todos.

Após uma viagem à infância e de um intervalo, os espectadores voltam a sentar-se para assistir a “Six Dances”, de Jiri Kylián. De base surrealista, humorística, esta narrativa bailada tem um pano de fundo decadente e esmagador, como uma ruína ameaçada. Esta narrativa bailada veste-se de século XVIII, onde reinam as perucas e maquilhagem forte ao som de Mozart. Neste ballet as crianças podem experimentar a música deste compositor numa atmosfera de riso.

A terminar a dança no País das Maravilhas estará “The Park”, que se apresenta num design pouco comum, com muita cor e uma jornada a outras dimensões. Sobe ao palco um príncipe e uma princesa, a quem se juntam animais estranhos num piquenique. Uma actuação energética e fantasiosa, na qual tudo pode acontecer.

Esta variedade de espectáculos parte da premissa de que prender um público, principalmente os mais pequenos, envolve algumas estratégias. “Quem não gosta nos primeiros minutos não vai gostar durante a próxima meia hora, e o segredo deste espectáculo reside precisamente na variedade e em representações curtas, onde predomina o movimento e a cor”, frisa Aymeric Aude, um dos bailarinos da companhia. “Dançando no País das Maravilhas” promete assim momentos musicais diversificados e uma constante mudança de cenários e de guarda-roupas.

Uma introdução à dança

Além de abrir as cortinas para o mundo da dança, que narra histórias, Adriaan Lutejin tem vindo a promover workshops de dança para miúdos e graúdos. “Nós queremos que as pessoas dancem, que conheçam esta arte de expressar os sentimentos através dos movimentos”, explicou em conferência de imprensa.

Estas aulas estão abertas a qualquer faixa etária e servem para interagir com crianças, adultos e idosos. Mas é no campo da produção para jovens que a companhia Introdans se destaca, sendo a única no Velho Continente a ter um departamento independente para este fim, desde 1989. O Introdans Ensemble para a Juventude apresenta espectáculos de dança moderna para crianças e a Introdans Interaction trabalha em escolas e outros ambientes, servindo miúdos e graúdos. O departamento oferece ainda uma vasta actividade educacional, projectos de dia, workshops, visitas aos bastidores. Organiza também “dias de inspiração” para professores, sessões para idosos, bem como introduções e discussões após os espectáculos.

A ideia de criar um departamento de dança moderna para crianças é estimular o lado sensorial para a música e arte dos movimentos coreografados e alimentar nos pais a ideia de que isto estimula a criatividade. Para o director artístico, ensinar crianças a arte do bailado é mais gratificante, “porque eles são mais sinceros – às vezes os adultos não se insurgem –, os mais pequenos reagem de forma espontânea e honesta”. Para o director, a dança não deve ser apresentada às crianças como uma brincadeira, mas sim como um assunto sério: “Devemos pegar numa perspectiva que se molde à sua compreensão, tal como acontece neste espectáculo”. L.C.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s