Uncategorized

VAFA, take II

A Associação Art For All (AFA) prepara-se para lançar o segundo festival internacional de vídeo arte em Macau. As candidaturas são livres e podem ser submetidas até 31 de Agosto. Os trabalhos vencedores terão honras de exposição na Casa Garden da Fundação Oriente – o melhor entre os melhores será galardoado com um prémio de cerca de oito mil patacas.

Há três requisitos que os concorrentes ao VAFA – Video Art For All 2011 terão de preencher: as obras deverão ter sido produzidas depois de Janeiro de 2009, não podem ter uma duração superior a 15 minutos e se forem faladas numa língua que não o inglês terão de ter legendas. No regulamento, a organização refere que a vídeo arte é hoje considerada uma disciplina autónoma, pelo que não tem critérios definidos em relação ao tema e à forma das obras – desde que possam ser enquadradas no universo da arte contemporânea.

Os trabalhos serão avaliados por um júri composto por artistas de vídeo arte de Macau, Hong Kong e do Continente. A decisão do painel é definitiva e será comunicada aos concorrentes duas semanas antes da inauguração da exposição na Casa Garden. O festival arranca a 30 de Novembro (o vencedor do prémio de oito mil patacas será convidado para estar presente e falar da obra) e deverá ficar em cartaz durante um mês.

Os candidatos poderão apresentar até três vídeos. Cada trabalho a concurso deverá ser acompanhado por uma sinopse, uma nota biográfica do autor e dois ‘screenshots’. O regulamento para participar no festival pode ser consultado em http://vafa-videoartforall.blogspot.com.

A Associação Art For All está também a aceitar até 31 de Julho as candidaturas para as bolsas de estudo em Artes. O fundo destina-se a ajudar os residentes com menos de 30 anos interessados em receber formação superior em áreas como desenho, fotografia, escultura, instalação, vídeo arte, crítica de arte e gestão de indústrias criativas. Os alunos que já foram aceites em instituições relacionadas com estas áreas também podem concorrer ao apoio financeiro.

Em comunicado, a AFA destaca que os bolseiros que conseguirem obter um desempenho académico notável poderão também ser convidados a participar em exposições organizadas pela associação e em feiras de arte internacionais. O objectivo do fundo, reitera o organismo, é incentivar os mais jovens a investir nos estudos – sobretudo os estudantes do ensino secundário interessados em desenvolver uma carreira artística – e contribuir, a longo prazo, para a formação de talentos capazes de assegurar o desenvolvimento sustentável das artes visuais no território.

As candidaturas às bolsas da AFA podem ser descarregadas na página da Internet da associação (www.afamacau.com), até ao final do mês.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s