Uncategorized

Ivo Ferreira compete com curta-metragem no Brasil

“O Estrangeiro”, de Ivo Ferreira, compete no Festival Cineport, na cidade de João Pessoa, no final deste mês. A curta-metragem que estreou em Dezembro de 2009 na RTP tem tido um percurso duradouro em mostras internacionais de cinema e, desta vez, apresenta-se a um prémio para produções documentais na secção “Andorinha” do evento brasileiro, ao lado de outras nove produções de países lusófonos.

O Cineport realiza-se desde 2005 com o objectivo de integrar o mercado audiovisual da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Este ano, acontece no estado de Paraíba, entre os próximos dias 19 e 25.

O trabalho do realizador português que chegou a Macau com 18 anos consiste numa rememoração das sensações, impressões à chegada, sempre em cantonês. Mas enquadra-se no conceito de lusofonia, admite Ivo Ferreira.

“Apesar de tudo, há uma coisa sobre a presença em Macau, sobre o que resta de nós. E muito facilmente passa uma percepção sobre o que é que são os portugueses e a marca que os portugueses deixaram cá”, diz.

“O Estrangeiro” chega ao Brasil pela primeira vez depois de ter cumprido um longo circuito de exibição de mais de um ano por mostras internacionais – ora como registo ficcional, ora como registo documental. O realizador prefere não classificar definitivamente as obras que produz.

“Em princípio, um filme morre passado um ano em festivais. Tem sido curioso que tanto o ‘Águas Mil’ como este têm tido uma vida muito mais longa do que é o normal”, assinala.

Actualmente, o autor encontra-se novamente em Macau e prepara duas produções: “Cartas de Guerra”, adaptação de cartas do escritor António Lobo Antunes, trocadas durante o período da guerra colonial portuguesa, e uma série de três curtas encomendadas para a Capital Europeia da Cultura, que este ano tem sede em Guimarães.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s