Uncategorized

O mundo em fotografia

A exposição World Press Photo chega a Macau na próxima sexta-feira. Entre os premiados está o fotógrafo chinês Lu Guang, que retrata a morte de um bombeiro envolvido num acidente com um petroleiro em Dalian.

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, disse Confúcio. A frase pode não ser consensual, mas a capacidade de comunicação da imagem, em especial da fotografia, é incontornável. Assim o comprova o World Press Photo, que anualmente premeia o trabalho de fotógrafos de imprensa de todo o mundo. Em Macau, a exposição chega daqui a uma semana, no dia 16, trazida pela Casa de Portugal, e contém mais de 160 fotos.

A imagem de cartaz, vencedora do primeiro prémio na categoria de retratos, é a de Bibi Aisha, uma jovem afegã de 18 anos a quem foi cortado o nariz e orelhas, depois de ser ter queixado de um marido violento. Aos 12 anos Aisha foi prometida a um guerrilheiro talibã, tendo casado com ele ao atingir a puberdade. No entanto, a jovem regressou a casa dos pais, queixando-se de maus tratos por parte do marido e sogros. Numa noite Aisha foi levada para um bosque e mutilada, às ordens de um comandante talibã. O retrato, escolhido por um júri composto por 19 membros, é da autoria de Jodi Bieber, uma fotógrafa sul-africana, que passou uma década a captar imagens de jovens que vivem à margem da sociedade do seu país.

As categorias premiadas são nove: “Arts and Entertainment”, “Nature”, “Spot News”, “Contemporary Issues”, “People in the News”, “Daily Life”, “Portraits”, “General News” e “Sports”. Este ano a competição atraiu 5691 profissionais de 125 países. No total, participaram 108.059 fotografias.

O americano David Burnett será o presidente do júri deste ano. Fundador da Contact Press Images, membro do colectivo solidário Photographers for Hope e freelancer para a revista Time desde a década de 60, Burnett é vencedor de vários prémios, incluindo o Robert Capa Gold Medal e o próprio World Press Photo, onde recebeu a distinção de foto do ano.

Entre os temas de actualidade retratados pelos vencedores estão as cheias no Paquistão (“People in the News”), várias do terramoto de 2010 no Haiti (“General News”), o acidente no Love Parade, na Alemanha, que causou a morte de 21 pessoas (“Spot News”) e a fuga de refugiados da Somália (“Contemporary Issues”).

A China também é cenário de uma das imagens premiadas. A foto da categoria “Spot News” (terceiro prémio) de Lu Guang diz respeito ao funeral de Zhang Liang, um bombeiro de 25 anos que morreu afogado quando tentava remover entulho debaixo de água. O episódio refere-se ao acidente de 16 de Julho de 2010, quando duas condutas de crude explodiram durante o processo de transferência de um petroleiro, em Dalian, província de Liaoning, largando uma enorme mancha de óleo no Mar Amarelo.

A exposição, que este ano comemora o seu 54º aniversário, encontra-se agora em São Petersburgo, onde ficará até dia 15. A mostra itinerante passará, no espaço de um ano, por cerca de 100 cidades, num total de 45 países. Todos os anos as fotos exibidas resultam num livro que é traduzido em sete línguas e distribuído a nível internacional.

O World Press Photo é uma organização não-governamental com sede em Amesterdão, onde foi fundada em 1955. Hoje, é conhecida pelo concurso internacional que promove anualmente. O principal objectivo é apoiar e promover internacionalmente o trabalho dos fotógrafos de imprensa. A organização desenvolve também seminários e workshops para fotógrafos individuais, agências e editores de fotografia em países em desenvolvimento. Na Holanda é organizada a masterclass Joop Swart, destinada àqueles que estão a iniciar uma carreira nesta área profissional.

Em Macau, a exposição vai estar patente ao público entre os dias 16 deste mês e 9 de Outubro, na Casa Garden, de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos das 14h às 18h. A entrada é gratuita. I.S.G.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s