Uncategorized

Muro contra as solicitações

Canito, afago-te o lombo. Estás guarda-mor de um sossego que já só se encontra nos lugares de arrumação social dos mortos: os sopés das montanhas de uns, os bairros católicos dos outros, este lugar fora de muros para os que sobraram e, ainda assim, ficaram. Nunca se sabe para quem está guardado o melhor bocado.

Grata Companhia das Índias Orientais, gratos missionários, forasteiros, grata fera importada às portas de Hades para vir vigiar um micro-paraíso. Aqui, ninguém nos apanha. Podem vir os afazeres marginais, solenes, profissionais, os caminhos ecuménicos e as suas vias transversais, os safanões sociais. Retém-nos – ficam à porta! –, que eu aqui sou protestante.

Há lá maior fuga ao tempo. Ouve-se o vento, se necessário os pardais, e até a voz dentro da nossa cabeça. E, cumprida a agenda zelosa, não quero saber de mais. Um pouco de terapia fúnebre trabalha muito a favor da candura relacional.

Às portas, não completamente, fazem-se pequenas concessões. Os mortos permitiram reservar um quarto de se viver, de toldo simpático azul e tabela recreativa para que se encestem ali as angústias que vêm de fora – à trave, à rede, três pontos.

Farejamos as sepulturas atapetadas, germânicas, sob a sombra dos galheiros, e os cortes de sol aquecem-nos listas de pêlo e de pele. Rebolas, o focinho rente ao solo expira a satisfação, põe as ervas em desalinho. Orelha em baixo, orelha em cima. O umbigo colado ao chão.

Eu aventuro-me até ao poço. Está mudo e sem desejos. Reconciliado na mediocridade das tardes amenas, de aura morna, boca de zinco. Não temos nada a dizer um ao outro. Estamos os três muito bem, encosto uns dos outros, calados, até a tarde se extinguir como a conversa dos pássaros e a noite me mandar para casa. Muito melhor, obrigada.

Maria Caetano

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s