Uncategorized

Heróis em acrílico

A Creative Macau recebe, a partir de hoje às 18h, “Heroes” de Justin Chiang. Uma exposição composta por 11 novos trabalhos de um autor que se estreia no acrílico.

Pedro Galinha

Até 14 de Abril, o espaço da Creative Macau no Centro Cultural é o cenário de “Heroes”. A exposição, assinada por Justin Chiang, apresenta 11 novas pinturas do autor em acrílico.

“É um rapaz promissor”, diz a coordenadora da Creative, Lúcia Lemos, antes de destacar que o autor da mostra já expôs no Continente e em Taiwan. Aí, no entanto, Chiang não apresentou os seus heróis: “Concepções psicológicas, não reais”, como nos explicou.

Lúcia Lemos confirma. O que o jovem faz “não é o retrato de pessoas, do real”. “É sim o dos seus personagens. As fantasia que todos temos enquanto pequenos e, talvez, os heróis nacionais. Cresceu na década de 1980 e ouviu muitas histórias dos pais”, acrescenta.

Segundo o artista, “nas histórias e bandas-desenhadas, as pessoas que ajudam os outros a escapar do perigo são definidos como heróis”. Contudo, ressalva, “uma mãe também pode ser considerada como tal”.

Entre diferentes interpretações, Justin Chiang criou um universo, em que a cor desempenha um papel principal. Mesmo assim, para a responsável da Creative, o seu trabalho consegue ser “contido”.

“As pessoas podem dizer que é pop art, mas não é. Ele utiliza técnicas interessantes e, por isso, vale a pena ver. Nunca vi nada assim em Macau”, repara.

Não é a primeira vez que o pintor expõe em nome próprio. Em 2009, apresentou “Endless”. Entretanto, este licenciado em artes visuais pelo Instituto Politécnico de Macau tem feito parte de diversas exposições da Creative, que juntam vários artistas locais.

“Tem todo o potencial para se dedicar à arte exclusivamente. Produz regularmente e tem satisfação em trabalhar”, aprecia Lúcia Lemos.

Para perceber um pouco mais do trabalho de Chiang, no próximo dia 31 (sábado), às 15h, o autor vai estar presente no espaço da Creative no Centro Cultural para uma conversa informal. A organização garante os serviços de tradução.

Quanto à exposição “Heroes”, estará patente até dia 14 de Abril, das 14h até às 19h. Aos domingos e feriados não abre as portas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s