Uncategorized

A invasão francesa

 

Picasso, Debussy, Hitchcock e Yves Saint Laurent, entre outros, são autores ou inspiram alguns dos 55 espectáculos e exposições que o festival de artes Le French May leva este ano a Hong Kong. Macau receberá seis destes eventos.

 

Inês Santinhos Gonçalves

 

O grande festival francófono do território vizinho comemora este ano um aniversário redondo: são 20 anos a celebrar o cinema, a música, a ópera, o teatro, a moda e as artes plásticas do país de Monet, Molière e Jean Paul-Sartre.

Entre 12 de Abril e 23 de Junho, diferentes salas de Hong Kong e algumas de Macau recebem 55 espectáculos e exposições. A mostra de maior relevância vem do Museu Picasso, em Paris, de onde chegam 48 pinturas e sete esculturas do artista espanhol. As obras, que se estendem desde o século XIX até ao ano da sua morte, em 1973, incluem diferentes períodos artísticos: azul, rosa, neoclassicismo, cubismo, etc. A exposição, que será a maior de Picasso que Hong Kong já recebeu, vai estar no Museu do Património de 19 a 22 de Maio.

Entre os grandes nomes do cartaz está também a ópera “Carmen”, que será interpretada em francês, com legendas em chinês e inglês. A ópera conta a história de uma bela mulher cigana de temperamento fogoso que rouba o coração de um oficial militar. Por ela, ele abdica da honra, da carreira e do dever, mas Carmen acaba por se apaixonar por outro homem, resultando o trio amoroso numa tragédia. Baseada no livro de Prosper Mérimée e composta por Georges Bizet, “Carmen” é uma das óperas mais famosas do mundo. Sobe ao palco do Centro Cultural de Hong Kong entre 10 e 13 de Maio.

Também no Centro Cultural vai estar a peça “Hitch – When Hitchcock faces Truffaut”. Os autores Alain Riou e Stéphane Boulan revisitaram um dos mais famosos encontros da história do cinema, entre Alfred Hitchcock e François Truffaut. O que poderiam o mestre do suspanse e o jovem líder do movimento Nouvelle Vague ter para discutir? Truffaut decide escrever um livro sobre o cineasta e acaba transformado numa personagem de filme, é acusado de homicídio e interrogado. Não levantando demasiado o véu sobre a peça, podemos dizer que a mulher de Hitchcock, Alma, tem também um papel central nesta produção, que chega nos dias 11, 12 e 13 de Maio.

No que toca à música, o cartaz reserva bastante espaço para as sonoridades eruditas, com três concertos da sinfonietta de Hong Kong. O 150º aniversário de Debussy é celebrado com homenagens do pianista François Chaplin (a 28 de Abril) e dos Percussions Claviers de Lyon. As sonoridades mais contemporâneas são representadas pelas bandas Tahiti 80, Nasser e Chinese Man.

Seis espectáculos de dança compõem o Le French May deste ano, com destaque para dois bailados do Ballet da Ópera Nacional de Bordeaux. A dança contemporânea é trazida pelas companhias Système Castafiore e Compagnie Revôlution, do coreógrafo Anthony Égéa.

No grande ecrã vão estar três filmes. Entre eles “Cities in Cinema: Paris – Hong Kong”, um tributo à forma como as duas cidades foram representadas pela sétima arte ao longo dos anos. Seja como personagens ou como cenários, ambas foram sempre essenciais ao enredo das produções, contribuindo com a sua história, cultura, arquitectura e vida.

O estilista Olivier Châtenet, um dos maiores admiradores de Yves Saint Laurent, apresenta “Crazy about Yves!”, uma colecção infindável de peças que começou a juntar há mais de 15 anos. Casacos, blusas, blazers e fatos compõem esta colecção que vai agora estar disponível para o público de Hong Kong.

 

Música e vinho em Macau

 

Não fosse a França o país da alta cozinha, o festival organiza o French Gourmay, agora na sua 4ª edição. A decorrer durante um mês em Hong Kong e também em Macau, a vertente gastronómica do Le French May vai permitir a degustação dos melhores vinhos e comida de Bordeaux – ou, pelo menos, é isso que a organização promete. A experiência French Gourmay pode ser apreciada em dezenas de restaurantes das duas cidades. Em Macau, o famoso “Bordeaux, Port of the Moon”, distinguido pela UNESCO, pode ser encontrado nos restaurantes Privé, The Tasting Room e City Wine Cellar.

Além de delícias para o palato, Macau vai receber duas exposições, dois concertos e um filme, pertencentes ao Le French May. “What Love May Bring” é um filme de Claude Lelouch que conta uma história de amor passada entre duas guerras. Vai estar no Galaxy nos dias 27 e 28 de Abril.

A galeria do Tap Seac recebe “The Fantasy Land”, do artista plástico David Wolle que, com toques de surrealismo, utiliza objectos de larga escala para criar as suas instalações. As 49 criações em vidro de Jean-Michel Othoniel vão estar no Museu de Arte de Macau, vindas do Centro Pompidou de Paris, sendo esta a primeira parceria que o museu faz com esta instituição europeia.

Na música, Macau vai receber Le Comptoir des Fous, uma banda “que transforma jazz blues em loucura swing’n roll”, numa fusão que engloba piano, saxofone, baixo e algum improviso. O trio Cédric Hanriot (piano, baixo e bateria) vai estar em Macau para apresentar, pela primeira vez na Ásia, o seu novo álbum “French Stories”. O concerto, gratuito, vai ser no dia 26 de Junho, junto às casas-museu da Taipa.

A decorrer em simultâneo com o Le French May, a Alliance Française Macau organiza também dois concertos. A banda de jazz de Laurent Couson vai estar no Galaxy no dia 28 de Abril e a Igreja de São José recebe um concerto de música barroca, no dia seguinte.

 

Francofolia na UMAC

 

Ainda antes do festival de Hong Kong, a francofonia chega a Macau através dos concertos do “Mars en Folie”, um festival de música dos países de língua francesa, organizado pela Alliance Française e que já passou por cidades como Pequim, Xangai e Cantão. No sábado, a Universidade de Macau recebe quatro concertos: Simon Nwambeben, uma banda de França e dos Camarões, Alexandre Désilets, do Canadá, Manou Gallo, da Bélgica e Costa do Marfim, e Mama Rosin, da Suíça. Os concertos começam às 19h e a entrada é gratuita.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s