Uncategorized

A rua Monsenhor Manuel Teixeira

Não fica em Macau, onde viveu quase toda a vida, em Freixo de Espada à Cinta, onde nasceu, nem em Chaves, onde morreu. Ficará em Lisboa, onde há tradição de homenagear as principais figuras nacionais?

Não, a única rua com o nome de Monsenhor Manuel Teixeira fica no lugar de Miraflores, freguesia de Algés, concelho de Oeiras.

A iniciativa partiu, de acordo com o chefe da divisão de cultura e turismo da Câmara de Oeiras, Manuel Machado, de “um grupo de macaenses ou portugueses com ligações a Macau e residentes em Oeiras (civis e militares), que fez uma sugestão inicial (mas informal) sobre a possibilidade de incluir o nome desta personalidade na toponímia oeirense, sugestão essa a que depois a câmara deu a devida continuidade”.

Manuel Machado adianta ainda que “a proposta de atribuição de toponímia relativa a Monsenhor Manuel Teixeira foi aprovada em reunião de câmara em 25 de Julho de 2007, sob proposta de deliberação nº 923/07”.

Na consulta ao documento de proposição, percebe-se que a justificação se deve ao curriculum de missionário e historiador de Monsenhor Manuel Teixeira.

É uma rua larga, sobretudo de habitação (e alguns escritórios), prédios altos, numa zona cara de Algés.

J.P.M.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s