Uncategorized

Branca de neve, bolinhos de arroz e beatbox

É o cartaz que o Centro Cultural reserva este Verão para os públicos mais jovens. Há seis espectáculos entre Julho e Setembro. Os bilhetes estão à venda a partir de domingo.

 

O Centro Cultural de Macau põe à venda a partir de domingo os ingressos para os espectáculos e workshops do programa de artes de Verão que a instituição anualmente dedica aos públicos mais jovens. No cartaz, que corre de Julho a Setembro, há sobretudo dança e um pouco de teatro. “Branca de Neve e os Sete Anões”, pelo Ballet da Estónia, é o principal destaque.

A programação infantil contém seis espectáculos e arranca a 5 de Julho com “White”, pelo grupo dramático escocês Catherine Wheels. A peça, estreada em 2010 no Festival Fringe de Edimburgo, foi concebida para crianças entre os dois e os quatro anos e já foi exibida mais de três centenas de vezes. É apresentada em Macau pela primeira vez, com quatro datas e um total de dez actuações, até 8 de Julho.

“White”, dirigida por Gill Robertson e interpretada por um elenco de dois actores mostra ao público infantil um mundo “onde tudo é branco, limpinho e ordeiro”. “Mas um dia, de súbito, tudo muda quando as outras cores começam a aparecer, de forma lenta e matreira”. Uma experiência “altamente visual” que inaugura o período de férias dos mais novos.

“Branca de Neve e os Sete Anões”, pelo Ballet Nacional da Estónia, é o segundo momento do cartaz estival e, provavelmente, o de maior destaque. O conto de fadas clássico é levado ao palco “num bailado alegre e de ritmo intenso que promete entreter e emocionar os mais pequenos num desfile de personagens mágicas”. A peça estreou em 2008, com coreografia de Gyula Harangozó e música de Tibor Kocsak, ambos profissionais húngaros, e apresenta-se como um espectáculo para toda a família. É acompanhado pela Orquestra de Macau.

Segue-se uma produção de tom local e com a participação de jovens artistas que vão ser num workshop e audição que está marcado para o dia 3 de Junho. “Conto de Macau: Comam Bolinhos de Arroz” é o quarto do trabalho do coreógrafo Yuri Ng para o Centro Cultural e resulta de um ciclo de projectos de residência artística em que Ng trabalhou com bailarinos de uma nova geração do território.

A peça de dança, de domínio experimental, explora o tema “comer”, cruzando-o com a noção de consumo e o quotidiano local. Vai ser apresentada a 21 de Julho.

O quarto programa é trazido pela companhia italiana TPO e pela australiana Insite Arts. “Saltbush: o Tapete Mágico” reúne dança, canto e histórias, bem como projecções interactivas. O espectáculo leva as crianças a “explorar vales e montanhas, nadar no mar azul ou a beijar as estrelas do céu”, segundo promove o Centro Cultural, e tem a particularidade de ser levado à cena com o apoio da tecnologia: um piso sensível ao toque. Decorre entre 3 e 5 de Agosto.

Já a 10 de Agosto, o cartaz redescobre um clássico milenar chinês com recurso à dança contemporânea. “Nove Canções”, de Jiu Ge, é a obra interpretada pelo coreógrafo de Taiwan Lin Hwai-min, da companhia Cloud Gate. Movimentos tradicionais e modernos, assim como uma diversidade de sons asiáticos populares, combinam-se para despertar imaginários antigos e novas sensibilidades, salienta a organização.

Por fim, a 7 e 8 de Setembro, o programa encerra com ritmos de rua, acompanhando a dança hip-hop do grupo sul-coreano “bibap”. A crew de Seul esteve também em 2010 no Festival Fringe de Edimburgo e tem conhecido grande projecção no seu país. O espectáculo inclui b-boying – estilo de dança de rua próximo do breakdance – beatbox, técnica de reprodução vocal de sons típicos da percussão. Tudo isto num cenário em que se assiste a uma competição culinária entre dois cozinheiros rivais.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s