Uncategorized

Cartaz da Coca-Cola de Macau viaja até Hong Kong

Foi na noite de Natal do ano passado que a artista plástica de Hong Kong Leung Mee Ping reparou numa mudança na paisagem urbana de Macau: o cartaz iluminado na Coca-Cola, há mais de quarenta anos exposto no centro da cidade, tinha desaparecido. É para homenagear essa memória visual que Leung estreia no dia 15 deste mês uma exposição no território vizinho que recupera a icónica garrafa.

Durante 43 anos o néon da Coca-Cola esteve pendurado num edifício da Avenida Almeida Ribeiro. Em Junho de 2010 foi retirado a título permanente, quando o prédio foi vendido à marca de joalheira de Hong Kong Chow Sang Sang. Como a publicidade da loja era tapada pelo cartaz da Coca-Cola, este foi mandado retirar. A história é contada com pesar por Leung, que só deu conta da ausência mais de um ano depois, numa noite em que se encontrava na Praça do Leal Senado.

“O cartaz da Coca-Cola era uma lembrança das memórias culturais dos anos 1970; o seu significado visual é importante para as duas cidades [Macau e Hong Kong] já que simboliza o ciclo do desenvolvimento económico. (…) O néon, que  simboliza as memórias de mais de 40 anos, morreu sem ruído na cidade”, diz a artista plástica.

Salientando a ligação entre os dois territórios, Leung, que conseguiu recuperar a garrafa gigante junto da fábrica, acredita que faz sentido levar este pedaço de Macau a Hong Kong, onde a demolição de edifícios e marcos antigos é recorrente e a renovação urbana é intensa. Assim, a partir de dia 15 e até 10 de Junho, a exposição “Mobile M: Yau Ma Tei” vai estar espalhada por vários pontos da cidade, em torno da antiga vila piscatória e no bairro histórico de West Kowloon, e será composta por seis instalações que recuperam de diversas formas a memória deste icónico cartaz.

Anúncios

One thought on “Cartaz da Coca-Cola de Macau viaja até Hong Kong

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s