Uncategorized

Meio mundo em Beishan

Ásia, Europa e Américas cabem no Festival Internacional de Jazz de Beishan, que hoje à tarde arranca com a actuação do Quarteto de Li Gao Yang. Amanhã, há WeDo Jazz Big Band, Diego Figueredo, Butterscotch e Luca Ciarla. Nomes fortes que obrigaram a um investimento superior a 1,2 milhões de patacas.

 

Pedro Galinha

 

O regresso do Festival Internacional de Jazz de Beishan a Zhuhai (Nanping) está marcado para hoje à tarde, com a actuação do Quarteto de Li Gao Yang. O músico chinês volta a marcar presença no evento, depois da estreia no ano passado.

Li é um dos nomes mais activos nos círculos musicais de jazz da capital Pequim. Saxofonista da Beijing Jungle Big Band (antiga Beijing Jazz Band), CD Blues Swing Band e Afrokoko Rootse, o músico tem também dois projectos pessoais: um trio e um quarteto. É precisamente com este último formato que visita o Teatro de Beishan, a partir das 17h30.

Segue-se no cartaz a Buzz Bros Band. Um projecto da autoria dos irmãos Marnix e Berthil Busstra, que já passou não só pela Europa, como também pela China, Índia e Indonésia.

Da Dinamarca chega Signe Juhl. A jovem compositora nasceu na costa oeste do país e, desde cedo, começou a tocar piano e escrever canções, inspiradas pela natureza que a rodeava. Tida pela crítica dinamarquesa como a nova estrela em ascensão do jazz local, é fã de Ella Fitzgerald, Nina Simone e Joni Mitchell. Chega a Beishan depois de passar por Xangai.

Os sérvios EYOT fecham o primeiro dia do festival. Formados na cidade de Nis, em 2009, a banda apresenta um som fresco, que mistura cultura do jazz, sofisticação do piano clássico, elementos folk do leste europeu e breves toques electrónicos. Além de boa música, o colectivo traz ainda na bagagem um interessante currículo, devido à vitória no Umbria Jazz Balkanic Windows Competition e às presenças no Nišvill Jazz Fest (Nis, Sérvia), World of Jazz (Dubai), DOKfest (Munique, Alemanha), Alarma Punk Jazz (Sofia, Bulgária) e Vicenza Jazz Fest (Vicenza, Itália).

 

Doce sábado

 

A tarde de amanhã convida o público a escutar a WeDo Jazz Big Band. O projecto nasceu no seio da Orquestra Jovem de Jazz de Cantão e leva já 14 anos.

“Estivemos a tocar em Shenzhen, no último fim-de-semana, para um público de 600 pessoas. Apresentámos peças de rock e pop. Depois deste concerto, sentimos que estamos preparados para Beishan. Será a primeira vez e esperamos um grande momento devido a todo o ambiente que envolve o festival”, disse ontem ao PONTO FINAL um dos membros da banda, Bruce Yu.

Aos WeDo Jazz Big Band, segue-se o Trio de Diego Figueiredo. Nascido em 1980, o guitarrista brasileiro é um dos nomes mais sonantes do cartaz e conta com importantes prémios na carreira (Montreux Jazz Competition e VISA Prize são dois exemplos).

Nos últimos tempos, o músico tem acompanhado ao vivo o singer-songwriter Belchior. No currículo, tem também colaborações com Paulinho da Viola, Fafá de Belém, Amelinha, Los Hermanos, Zeca Baleiro e Miyazawa.

Outro dos pratos fortes de todo o festival é a actuação da norte-americana Butterscotch. Cantora e beatboxer, a jovem ficou conhecida no programa “America’s Got Talent” pelas suas performances que incorporam sons de piano, guitarra e baixo.

A presença de Butterscotch no Teatro de Beishan marca a primeira participação de um músico dos Estados Unidos no festival. Além disto, servirá de aquecimento para o último espectáculo do dia a cargo do Quarteto de Luca Ciarla.

Para este colectivo, liderado pelo violinista italiano, não há barreiras musicais. Estão garantidos no concerto sons tradicionais e contemporâneos, à base de originalidade e algum improviso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s