Uncategorized

Colisão de poesia e pintura

15. a-touch-of-the-invisible-No.-1-觸摸無形之一Para Debby So, poesia, pintura e música “são uma coisa só”. Sempre foi assim, conta. E é da “colisão inexplicável” entre os versos e a tinta-da-china que surge a exposição que hoje inaugura na Creative Macau. São 38 trabalhos que resultaram de uma “inspiração mútua” – os quadros ilustram poemas de amigos, por pedido dos autores ou por inspiração, a posteriori, da pintora.

“Achei que era boa ideia mostrar os trabalhos originais que fiz para vários livros de poesia ao longo de três anos”, conta. Os livros vão estar também à disposição dos visitantes.

Rainer Maria Rilke, Emily Dickinson, Virgínia Wolf e Gu Chen são algumas das inspirações literárias de Debby So. O escritor chinês, em particular, tem “poemas não muito figurativos” que permitem “imaginar muitas coisas”. A pintora prefere, quase sempre, o abstracto, tanto a preto e branco como a cores.

Não é só a poesia que lhe traz inspiração para pintar, mas também a música. “Quando pinto, tenho muitas vezes a sensação de que estou a dançar ou a compor uma peça de música. Ao pintar, talvez por preferir pintura abstracta, não penso numa coisa particular, são apenas altos e baixos de emoções e sentimentos”, explica.

“Colisões inexplicáveis” é a sexta exposição a solo da artista de Macau. Desta vez, no entanto, não serão feitas leituras na inauguração. “Normalmente faço-o, mas desta vez acho que vou só deixar os livros na mesa para os lerem. Se quiserem fazê-lo alto, ficarei contente, mas eu vou deixar-me ficar calada”, aponta. Até porque, explica, no dia 16 a Creative organiza, como extensão da exposição, uma sessão “de partilha” com pintura e onde será lida poesia e prosa.

“Colisões inexplicáveis” está patente ao público até 19 de Março. I.S.G.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s