Uncategorized

Há Noise em Macau

Eric ChanEric Chan, líder dos Forget the G, editou no início da semana o primeiro álbum a solo sob a capa de e:ch. “The State of ___” é uma obra que gira à volta do Noise, género ainda fresco para o público local, diz o músico.

Pedro Galinha

Conhecemo-lo dos Forget the G, um projecto de Rock Experimental. Mas Eric Chan é homem de muitas vidas e a música que faz é prova disso.

“The State of ___”, o primeiro disco de Noise que assina com o nome de e:ch, foi editado no início da semana em três plataformas online: iTunes, Indievox e Bandcamp.

O trabalho é resultado de dois dias consecutivos de gravações, que se seguiram ao primeiro dia de 2013. “Todo o som registado foi feito com apenas uma guitarra e num único take – sem overdubbing, nem edição”, conta o músico, que fez ainda uso de “um monte de pedais e três amplificadores” para explorar um género que o acompanha desde a adolescência.

“O Noise é mais um género de música que ouço, então pensei ‘por que não?’. Está no meu sangue desde uma idade consideravelmente jovem e, a partir do momento em que comecei a fazer música, tenho produzido algumas coisas nessa área. O ano de 2013 pareceu-me uma boa altura para avançar com o projecto. Até porque o mundo não acabou”, brinca.

Eric Chan garante que o álbum “é muito fácil de ouvir”, mesmo com algumas incursões pelo território da música Drone. “Posso descrever este trabalho como um branco brilhante que pode ser visto no canto mais escuro de uma sala, onde se sabe que o tecto pode colapsar a qualquer segundo”.

Admitindo que a descrição não é a mais esclarecedora, tentamos perceber alguns dos detalhes da obra agora editada. Há toques de psicadelismo? “Acho que sim. Mas também creio que isso é uma questão de percepção. Espero que alguns ouvintes possam experimentar algo ainda mais extremo do que o psicadélico”, diz Eric Chan.

Sobre a componente cinematográfica que os sons sugerem, o músico clarifica que toda a sua música é feita tendo por base “cenas” de um filme que vai sendo construído na mente: “Escolho um conceito e começo a escrever algumas coisas, processando imagens que nem sequer existem. Depois, reinterpreto-as em palavras, que são, posteriormente, transformadas em música”.

A complexidade da música do homem por detrás de e:ch já foi comprovada em Macau, Hong Kong e Taipei, no mês passado. Eric Chan está também em contactos para levar “The State of ___” ao Continente e Japão.

Descobrir um “nicho”

Ouvir Noise em Macau não é das coisas mais comuns que podem ser encontradas a cada esquina. Mas há locais onde é possível ouvir este género de música.

“Comecei a organizar espectáculos na Pin-to Musica em Macau, desde Janeiro. Acho que o Noise ainda é algo muito fresco para o público mais jovem de Macau. Alguns ouvintes experientes recordam algumas actuações de músicos famosos como Keiji Haino ou Karkowski Zbigniew. Por isso, acho que há espaço para esse tipo de música aqui. Sei que é um nicho, mas o mais importante é abrir mentes e ouvidos”, defende Eric Chan, que promete novidades este ano.

“Talvez vão ouvir falar de mim outra vez”, acrescenta o músico, que também está envolvido em algumas colaborações com nomes da região vizinha de Hong Kong: “Este é um ponto interessante entre os artistas de música Noise e Experimental. Há troca de ideias, apreciamos outros conceitos e novos sons. Depois, é possível criar algo juntos”.

Sobre o futuro dos Forget the G, que no final do ano passado editaram “I See You Watching Me While I’m Watching You”, Eric Chan assegura que o projecto continua vivo. “Somos uma daquelas bandas que só pode surgir com ideias loucas”, confia o músico de Macau.

“The State of ___”

e:ch, 2013

Flux (11:35)

Navigating (9:43)

By Oneself (3:58)

In a Maternal Vacuum (8:09)

Into Oblivion (10:44)

Together We Part (7:59)

In the Name of Sound (1:34)

Muses (6:47)

On the Verge (5:32)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s