Uncategorized

“Sonho fazer bons filmes para Macau”

Screen shot 2013-06-20 at 10.35.12 PMHarriet Wong tem 26 anos e é a primeira estudante de Macau a frequentar o departamento de Realização da Academia de Cinema de Pequim. “No começo estava um pouco arrependida, porque Pequim é muito diferente de Macau, mas agora acho que tenho muita sorte, porque há tanto para aprender aqui, há muitos profissionais e muita gente apaixonada por cinema”, diz ao telefone desde a capital.

A viver em Pequim há oito anos, a jovem cineasta prepara-se para completar a sua primeira longa-metragem, que será o derradeiro projecto do mestrado em Realização. Apesar de estar a seguir os passos que recentemente levaram “So Young” e Vicki Zhao a um tremendo sucesso, Harriet Wong está bem consciente das diferenças e também daquilo que lhe interessa. “Tenho os mesmos professores e mentores que Vicki Zhao, mas não creio que o meu filme venha ser um grande êxito de bilheteira. O filme vai passar-se essencialmente em Pequim e Macau. Começarei a preparar tudo depois do Verão e a filmar em Outubro. O filme deve estar pronto em Março de 2014”, revela.

A obra, que ainda não tem título, percorre as duas últimas décadas de Macau e é “uma história sobre palavras e sobre amor”. Será rodada com o apoio da Academia de Cinema de Pequim mas eventualmente com outros apoios necessários. “As condições que nos são dadas aqui são totalmente suficientes para fazer uma curta-metragem. Aqueles que decidem fazer uma longa-metragem, como eu, têm de encontrar outros financiamentos, tal como a Vicki Zhao fez, ao arranjar uma produtora. Para uma curta-metragem são naturalmente precisos menos recursos.”

Harriet Wong fez uma pausa de um ano nos estudos, entre completar o bacharelato e avançar para o mestrado em Realização. “Trabalhei durante um ano em produção de cinema, mas ainda há muito para aprender”, admite. Na academia, a competitividade é diária. “Há muitos apoios para os estudantes, mas só para os melhores. A Sony oferece uma bolsa muito generosa e a Kodak fornece a película de 35 milímetros para as produções dos melhores alunos. Nem todos podem filmar no projecto de graduação. É preciso competir e conseguir entrar”, conta a aluna, que conseguiu garantir uma vaga entre aqueles que filmarão.

Quando olha para o território onde nasceu, vê como “muito possível que o cinema de Macau seja mais visto na China Continental”. “Podemos ver isso quando olhamos para Hong Kong e Taiwan, apesar de não ser a mesma coisa, porque Macau tem qualquer coisa de país europeu. Então, temos de encontrar vias alternativas, que não sejam filmes comerciais, mas filmes independentes, festivais de cinema.” Só mais tarde, quando as estruturas locais estiverem “suficientemente fortes”, será possível “tentar o cinema comercial”. “Francamente não acho que seja agora que isso possa acontecer.”

Harriet Wong sabe que tem “um caminho muito longo” pela frente. “Ainda tenho 20 e tal anos e não espero atingir grandes feitos agora. Sonho fazer bons filmes para Macau, representar o cinema de Macau. Mas é um longo caminho, já estou em Pequim há oito anos”, lembra. Regressar à cidade onde cresceu é uma ideia que lhe agrada mas que poderá ter de esperar. “Devido às limitações que existem aí e às pessoas que tenho aqui… As pessoas aqui podem ajudar-me a fazer melhores filmes. Macau pode vir a ser melhor para a próxima geração, porque por agora o que se pode fazer em Macau é pouco, é difícil fazer cinema.”

A realizadora sabe de “muitos jovens a sair de Macau para estudar cinema fora” e vê esse fenómeno com entusiasmo. “É bom, porque uma boa formação é muito importante para um cineasta. Quanto a mim, ainda preciso de aprender mais com as pessoas de Pequim, de modo a conseguir fazer o ‘Macau studio dream come true’”, ri-se. H.B.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s