Editorial

Parágrafo #7

PFL#7_capa

Conhece-se a marca que a Guerra Colonial deixou na história portuguesa, bem como na dos países que a sofreram dentro de portas, como se conhecem os efeitos a longo prazo ainda tão presentes nas vidas de quem passou por África. A literatura, o cinema e outras linguagens artísticas têm revisitado o assunto com alguma regularidade, mas ainda assim não de um modo tão frequente como o peso do tema parecia exigir. Se compararmos com a literatura escrita em Espanha a propósito da Guerra Civil, cronologicamente mais distante, a estranheza acentua-se. Filipe Melo e Juan Cavia não fugiram do tema, escolhendo abordá-lo num livro de banda desenhada que invoca uma conhecida canção de José Afonso e enfrentando os fantasmas a partir de uma metáfora cuja firmeza deixa ao leitor a responsabilidade de completar a leitura. A história podia passar-se noutro conflito qualquer, sim, afinal, como dizia Italo Calvino, “a guerra é esse passar de mão em mão de objectos cada vez mais amassados”, mas outro tempo e outro lugar não dariam uma história como a que podemos ler em Os Vampiros e cuja construção os autores partilharam connosco numa conversa amena, em Lisboa, à mesa de um restaurante de comida chinesa.

Também em Lisboa, a Casa de Macau prepara-se para lançar um livro que comemora os cinquenta anos da sua fundação. Da autoria de João F. O. Botas, Casa de Macau em Portugal: 1966-2016 acompanha a história desta instituição e inclui fotografias e documentos que ajudam a perceber o seu papel aglutinador junto da comunidade macaense na diáspora. Nesta edição, apresentamos alguns excertos e imagens em pré-publicação, ainda antes de o livro chegar aos leitores na sua forma final e devidamente encadernada.

Entre livros e leituras, já passaram seis meses desde o regresso do Parágrafo às páginas do Ponto Final. Sem entrarmos em balanços extemporâneos, gostávamos de conhecer a opinião dos leitores. Quem diz opinião, diz sugestões, embirrações ou vontades de leitura satisfeitas ou por cumprir. Escrevam-nos para paragrafopontofinal@gmail.com para que os próximos seis meses possam ser de maior proximidade.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s