Editorial

Parágrafo #8

CapaPF8

Sara Figueiredo Costa

Desde o primeiro número que um dos projectos deste suplemento foi o de publicar textos sobre Macau. De certo modo, esse projecto vai sendo cumprido com a publicação mensal de um dos contos que concorreu às já cinco edições do concurso literário promovido pelo festival Rota das Letras, e também com os textos que vamos publicando sobre os livros publicados no território, sempre em menos quantidade do que as muitas histórias que aqui se guardam deixariam antever. Com esta edição, cumprimos esse objectivo de um modo mais completo pela mão de João Guedes, que escreve sobre o livro Eu Também Estive em Macau Durante a Guerra, de Maria Clementina de Andrade e Silva, uma memória dos tempos da Guerra do Pacífico (1939-1945) que deixará os menos crédulos suspeitando de se tratar de um livro de ficção. Não é, como bem atesta João Guedes.

De um território que pertence à China, mas que mantém idiossincrasias que o distinguem da China, passamos para o coração do país, a capital cheia, ultra-movimentada e quase sempre surpreendente. Fomos à aventura, mas não partimos sem um livro. The Last Days of Old Beijing, de Michael Meyer, é um longo volume que regista a vivência do autor, norte-americano, num dos bairros mais antigos da cidade, registando igualmente as mudanças abruptas trazidas pela vontade de tudo transformar que chegaram com os Jogos Olímpicos, em 2008. Pequim é lá longe, mas o livro de Meyer tem algo a dizer sobre Macau e a sua especulação imobiliária, os velhos recantos que se destroem para mais um empreendimento de grande altitude, os espaços que fazem a identidade de um lugar e de quem o habita e que são, do dia para a noite, apagados do quotidiano de uma cidade.

Com a cidade ainda a viver o seu 19º Carnaval dos Livros, resta-nos desejar boas leituras a quem aproveitar estes dias para pôr as páginas em ordem. Nas páginas finais há sugestões de bons livros e pode ser que alguma se candidate a acompanhar as férias de quem as tiver. Da nossa parte, em Agosto cá estaremos, como sempre.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s