Breves

O novo romance de Bruno Vieira Amaral

Bruno Vieira Amaral tem um novo romance acabado de chegar às livrarias, Hoje Estarás Comigo no Paraíso (Quetzal). No site do Observador, o autor assina um texto sobre este novo livro e o processo da sua escrita. Um excerto:

“No início, quando comecei a escrever este livro, pensei que seria um livro de não-ficção. Tinha muito por onde explorar: artigos de jornal, processos judiciais, testemunhos de familiares e amigos. Mas só após reunir uma parte significativa da informação é que percebi que os factos não eram suficientes para contar a história que eu queria contar: os factos que tinha não chegavam para um livro de não-ficção, mas abriam-me muitas possibilidades para um romance. A história de João Jorge, meu primo, assassinado em Fevereiro de 1985 numa azinhaga entre dois cemitérios, não podia ser contada apenas com aqueles factos. Porque uma história não é um conjunto de factos, mas a forma como eles se encadeiam. Percebi que se me ativesse ao encadeamento real dos factos estaria a contar uma outra história, paradoxalmente menos verdadeira.”

O texto completo pode ser lido neste link.

Deixe uma Resposta

