Crónica

Crónica

UM ESPELHO RETROVISOR EM TEMPOS DE CAOS

Joe Tang

O nosso mundo parece escorregar gradualmente em direcção ao caos: mercados voláteis, vírus e gripes, crise financeira, ameaça nuclear, explosão demográfica, o recente Brexit e a postura dos Estados Unidos… Como podemos nós, indivíduos insignificantes, enfrentar este mundo cada vez mais agitado? Foi por causa desta pergunta que comprei, na altura certa, o livro Wealth, War and Wisdom.

O livro é de Barton Biggs, o lendário analista de Wall Street. Nascido nos Estados Unidos, durante a Grande Depressão, Biggs vem de uma família de banqueiros nova-iorquinos. Começou na Morgan Stanley e foi sócio da firma durante mais de três décadas. Depois da viragem do século, Briggs, que nessa altura anda pelos setentas, criou um fundo de cobertura no valor de 1,5 mil milhões de dólares, Traxis Partners, com uma taxa de retorno três vezes superior à média do mercado.

Quando comecei a ler o livro, tinha esperança de descobrir uma forma de preservar o meu tesouro neste mundo caótico, mas à medida que fui avançando, percebi que este é, na verdade, um livro de história único. A escrita de Briggs é muito criativa. O autor apresenta a história da nação e a história do investimento antes, durante e depois da II Guerra Mundial. Em vez de dizer que é um livro sobre técnicas de investimento, diria que é um livro de história com o investimento financeiro como referência.

Depois de acabar de ler o livro, percebi que a “sabedoria de muitos” triunfa sobre a das elites individuais Com factos sólidos e estatísticas detalhadas, Briggs prova que o público, que é visto como irracional e dado a reacções de grupo, é capaz de alcançar um veredicto mais preciso devido à sua dimensão e independência, em comparação com as elites e os académicos (estrategas, economistas e políticos). A consciência colectiva do público pode revelar uma volatilidade irracional durante um curto período temporal, mas esta consciência colectiva (ou sentimento) é extremamente precisa no longo prazo, no que toca a previsões, julgamentos e respostas às tendências globais.

Claro que este livro, apesar de ser sobretudo dedicado à análise histórica, não deixa de apresentar várias sugestões sobre como as pessoas podem preservar os seus activos e fortunas (para si e para os seus descendentes) nesta era sem lei. Por exemplo, os investimentos com maior retorno a longo prazo são as acções, enquanto que os mais fiáveis são imóveis, sejam comerciais, residenciais ou mesmo agrícolas (atenção, estamos a falar de terra, não de casas. Nunca ninguém foi compensado pela perda de casas durante guerras, mas é possível reclamar a terra, com excepção de alguns casos particulares). Além disso, se pertencermos a uma minoria religiosa ou étnica, é preciso ter atenção redobrada. Independentemente do estatuto financeiro ou político, é crucial ter um plano de contingência.

Depois de acabar este livro, deixei-me estar em contemplação… Seria maravilhoso se a China tivesse um livro como este. Desde o fim da Dinastia Qing e da Revolução Xinhai, sempre houve eras de caos com conflitos entre os senhores da guerra, seguidos depois pela Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Guerra Civil chinesa e a separação entre a China Continental e Taiwan. Depois vieram as tempestades políticas na China Continental e a Reforma Económica, em 1978, até à ascensão da China actual. Taiwan atravessou uma era de lei marcial e acabou por transformar-se num dos quatro “Dragões Asiáticos” com o seu boom económico, enfrentando, depois, alguns desafios económicos com a democratização.

Quantas episódios haverá relacionados com estes acontecimentos que nos permitiriam compreender a História e aprender com ela?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s