Editorial

Parágrafo #20

De dias mais claros se fará o que resta do Verão, mas este mês ficará sempre marcado pela morte de Liu Xiaobo na prisão, apesar de alguns apelos internacionais para que fosse libertado, podendo receber os cuidados médicos especializados exigidos pela doença de que sofria. Lembrado por quase toda a imprensa internacional pela sua luta pelos direitos humanos, a liberdade de expressão e a democracia, o homem que foi várias vezes preso depois de 1989, e que teve uma cadeira vazia a mostrar a sua ausência ao mundo durante a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, em 2010, foi também um escritor com obra diversa, da crítica literária à poesia. Nesta edição, recuperamos um livro da sua autoria, publicado em 2012, para lembrar essa vertente literária, sem esquecer o contexto mais vasto que lhe deu forma.

Na capa, Isabel Valadão regressa ao romance com um livro cuja acção decorre em Macau, no rescaldo da II Guerra Mundial e da guerra Sino-Japonesa, trazendo para o centro da narrativa duas figuras femininas e um olhar particular sobre o modo como a sociedade de Macau foi olhando para o papel social da mulher entre as décadas de 40 e 60 do século passado. Quem lamenta a pouca presença do território na literatura contemporânea tem agora mais um volume para acrescentar à bibliografia sobre Macau.

A extensão do conto que publicamos nesta edição obrigou a encurtar a lista de livros recentemente publicados que escolhemos mensalmente. Os livros que ficaram de fora encontrarão espaço na edição do próximo mês, até porque, com a aproximação das férias, é esperada a habitual redução sazonal de novidades nas livrarias – e mesmo com tanta gente a jurar ler os clássicos na praia, sobrará tempo para olharmos para mais uma mão cheia de livros novos quando Agosto chegar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s