Editorial

Parágrafo #21

Sara Figueiredo Costa

No início de Setembro assinalam-se os 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha, poeta que viveu e morreu em Macau, deixando inscritos na cidade alguns dos versos mais cortantes da língua portuguesa sobre o exílio, a distância, o mal de existir. «Eu vi a luz em um país perdido» é verso que muitos leitores terão debaixo da língua e pode ser um bom pretexto para regressar à recente edição bilingue de Clepsidra, com tradução para chinês de Yao Jingming e edição do Instituto Internacional de Macau. Assinalando a efeméride, a editora Abysmo volta a editar O Mal, novela que Paulo José Miranda escreveu há mais de quinze anos, onde a sombra de Pessanha é omnipresente e cuja recepção terá abalado alguns dogmas sobre isto de se ser português em Macau. O texto de Hélder Beja sobre esse livro que em breve regressará às livrarias é também sobre a cidade e o modo como muitos a escolhem (será escolha?) para apagar memórias e construir ilusões. A acompanhá-lo, uma entrevista com Paulo José Miranda ajuda a recontextualizar esse livro, antecipando o seu regresso. Como diz o autor, «quando estive cá no Festival Literário de Macau [2016], pôde assim, e pela primeira vez, estabelecer-se um verdadeiro diálogo com o livro, pois devido ao que se dizia, o diz que se disse, as pessoas acabaram por não ler o livro, acabando por não saber do que realmente tratava.»

Nesta edição, retomamos a série dedicada às bibliotecas de e sobre Macau com uma visita à Sala de Leitura do Jardim de S. Francisco, o edifício octogonal que alberga a mais antiga biblioteca pública do território ainda em funcionamento e onde é possível ler, de segunda a sábado, os jornais e revistas mais recentes publicados em Macau, Hong Kong e China continental, entre outras publicações.

Em Agosto, é sabido, o ritmo editorial abranda. Ainda assim, há muitas novidades a chegarem aos escaparates e delas damos conta nas páginas finais, antecipando já os regressos que se anunciam para Setembro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s