Breves

Mês de prémios

Outubro é mês de prémios literários, com o Nobel à cabeça. Este ano, Kazuo Ishiguro foi o autor galardoado pela Academia Sueca, que destacou os seus “romances de grande força emocional, que revelam o abismo da nossa ilusória sensação de conforto em relação ao mundo”. O autor inglês, de origem japonesa, assinou vários romances, entre eles Os Despojos do Dia, adaptado ao cinema por James Ivory em 1993.

O autor norte-americano George Saunders venceu o Man Booker Prize 2017 com o romance Lincoln in the Bardo, uma narrativa baseada na morte do filho de Abraham Lincoln, William Wallace Lincoln, que retrata a dor do presidente dos Estados Unidos da América depois desse trágico episódio.

No espaço de língua portuguesa, quatro prémios foram divulgados recentemente. Ana Margarida Carvalho voltou a vencer o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, desta vez com o romance Não Se Pode Morar nos Olhos de Um Gato. (há quatro anos anos ganhou o mesmo prémio com o seu livro de estreia, Que Importa a Fúria do Mar). O Prémio Leya, atribuído a obras inéditas, distinguiu o autor João Pinto Coelho e o romance Os Loucos da Rua Mazur, livro que será publicado com chancela do grupo editorial. O Prémio Fernando Namora/ Estoril Sol foi para Ana Cristina Silva e para o livro A Noite Não É Eterna (Oficina do Livro). No passado dia 25, conheceu-se ainda o vencedor do Prémio José Saramago/ Fundação Círculo de Leitores, destinado a autores com menos de 35 anos e a livros publicados nos dois anos anteriores à atribuição. Julián Fuks, autor brasileiro, foi escolhido pelo júri graças ao livro A Resistência, um romance ambientado na Argentina depois do golpe de 1976.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s