Crónica

Escrita na Brisa (Yao Feng)

A noite dorme depois de nós

Na Casa do Alentejo, mas conversamos sobre Macau, sobre aTravessa da Paixão. Esta paixão não é o martírio de Cristo, tormento sofrido por ele? É verdade, mas também é a paixão das pessoas. Aliás, não acha que a paixão é o começar de um sofrimento? Mas que curta é essa travessa! Curta mesmo, tal como uma paixão só dura dois ou três anos, conforme os psicólogos. E Pablo Neruda também diz: o amor é tão curto e o esquecimento é tão longo…

Na Casa do Alentejo, também conversamos sobre Lisboa, sobre Cesário Verde e o eléctrico 28. Também sobre o Cemitério os Prazeres onde o poeta está jazido, mas com o prazer? Conseguiu encontrar o poeta? Sim, consegui sem perguntar a ninguém! Ah, é uma cumplicidade com o fantasma do poeta…

O empregado passa a conta e temos de sair como últimos clientes. Os alentejanos deitam-se mais cedo? Mas a noite ainda não quer dormir, nem a nossa conversa que continua num bar, animada por três copos de Porto e um copo de ginja. Ao lado da nossa mesa, um homem com a cara ruburescida por sucessivos copos de Imperial está a folhear um livro com uma capa bastante colorida: Antologia Poética : Amante de Leituras. Espreitamos o título e ficamos surpreendidos. À meia-noite, num bar na esquina da Avenida da Liberdade, um homem está a ler poesia! Queremos conversar com ele. Ou queremos conhecer melhor a noite da cidade ou cidade da noite por ele. No entanto, ele esgotou o último copo, levantou-se e saiu pela porta sumindo-se na fresca noite.

E continuamos excitados com o vinho, com a poesia, com a noite que vai dormir depois de nós…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s