Em Foco

A alma no rosto dos poetas

Sara Figueiredo Costa

Integrada na programação da VII edição do Rota das Letras – festival literário de Macau, uma exposição do pintor chinês Chen Yu ocupa a Casa Garden, sede da Fundação Oriente, com retratos de poetas de todo o mundo.

No diálogo entre a literatura e as artes plásticas, a poesia foi sempre espaço privilegiado para idas e voltas entre diferentes linguagens. Chen Yu, pintor nascido na província de Guizhou e conhecido pelos seus trabalhos fortemente influenciados pela noção de reprodutibilidade na era da impressão, trouxe ao Rota das Letras uma exposição dedicada à poesia. Comissariada por Yao Jingming, Chen Yu: Rostos de Poesia reúne perto de quatro dezenas de retratos a tinta-da-china sobre papel de arroz, representando poetas de vários países, entre eles de Portugal.

Ao Parágrafo, Chen Yu explicou a origem desta exposição, que dá seguimento a um trabalho iniciado há treze anos: «Em 2005, comecei a interessar-me pela poesia de outros países e simultaneamente comecei a ver retratos e fotografias de escritores e poetas, o que me pareceu muito interessante. Então comecei a pintá-los e foi assim que se iniciou este trabalho. Depois, os amigos viram e começaram a elogiar, mas também a sugerir poetas que eu devia ler e conhecer. Em relação aos poetas portugueses, foi através da recomendação do Yao Feng [Yao Jingming]. Comecei a ler Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner e outros. E depois pintei-os. Já pintei cerca de 200 retratos de poetas, sobretudo estrangeiros, e pretendo continuar.»

Os retratos incluem autores como Anna Akhmatova, Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Kazuo Ishiguro e vários autores portugueses para além dos já referidos, nomeadamente Luís de Camões, Camilo Pessanha ou José Saramago. «Antes da pintura, leio sempre a poesia de cada um dos autores com muito cuidado, mas também faço uma leitura do rosto de cada escritor a partir das fotografias. Isso é algo importante na cultura chinesa, tentar adivinhar o destino a partir da fisionomia… o mestre começa por ler o rosto, a posição do nariz, os lábios, os olhos, e a partir daí tenta prever o futuro. Esse gesto é algo muito tradicional na nossa cultura e eu tento transpor isso para a pintura, interpretar a fisionomia através do pincel, não exactamente para prever o futuro, até porque muitos destes escritores já morreram, mas para lhes captar a essência, a natureza de cada um.»

A técnica com que Chen Yu trabalha habitualmente é o óleo sobre tela, mas para este trabalho a tinta-da-china revelou-se a melhor forma de captar a personalidade de cada escritor, imaginada a partir da sua poesia: «Trabalho com essa tinta sobre papel de arroz. A pintura chinesa tradicional usa muito o preto sobre papel de arroz, mas também usa outras cores, tal como eu faço. Nesta série, trabalho de uma vez só, o que quer dizer que não altero as pinceladas que faço. Se não gostar, deito fora, não corrijo.» O resultado são traços fluidos, um pouco à imagem da caligrafia tradicional, que o pintor pratica diariamente «para manter esta agilidade da linha feita com o pincel». Ao contrário dos trabalhos a óleo, onde Chen Yu cultiva um certo realismo nas fisionomias, aqui o que vemos são rostos menos detalhados e mais dedicados a revelar uma personalidade do que a mostrar pormenores: «O retrato à maneira ocidental é muito detalhado, muito realista, por vezes, e a mim interessa-me captar a alma do escritor a partir deste gesto fluido do pincel.»

A série de retratos de poetas vai continuar e o próximo passo será uma exposição em Yantai (província de Shandong), partilhada com o pintor inglês Robert Priseman, que também pinta retratos de escritores. «Eu uso a tinta da china sobre papel de arroz e Robert Priseman usa o óleo sobre tela, portanto teremos um contraste e também um diálogo. Há diferenças, claro, mas também há coisas em comum e essa comunicação é muito interessante.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s