Uncategorized

“Viagem no tempo” nos indies de Hong Kong

O documentário ficcional de Carolina Rodrigues e António Caetano Faria é exibido a 5 de Março no Festival Internacional de Cinema Independente de Hong Kong. É a segunda aparição em ecrãs fora de Macau.

Maria Caetano

“Viagem no Tempo”, documentário ficcional da autoria de Carolina Rodrigues e António Caetano Faria, é exibido no início de Março no Festival de Cinema Independente de Hong Kong, enquadrado na segunda parte do evento, dedicada às produções sobre movimentos sociais.

A produção, vencedora do Prémio do Júri do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau, vai ser apresentada na secção IndieNations 2, que corre nos ecrãs da região vizinha entre os dias 3 e 8 de Março. Os primeiros programas do festival começaram a ser exibidos em Novembro, e a recta final é dedicada a produções documentais vindas de fora e de Hong Kong.

“Time Travel” ou “Viagem no Tempo” passa no Cinema Agnès b., às 21h30 de dia 5 de Março, depois de já no final de Dezembro ter ido também ao Festival de Cinema Independente de Chongqing, no interior do país.

“O Centro Cultural enviou o nosso filme para vários festivais na China, incluindo o Festival de Cinema Independente de Chongqing. Como este festival tem uma parceria com o Festival de Cinema Independente de Hong Kong, devem ter entrado em contacto”, conta Carolina Rodrigues, co-autora do documentário que se debruça sobre o modo de vida dos pescadores de Macau através da perspectiva de ficção na qual a câmara segue atrás da personagem Wong Kay, um jovem de 25 anos, que decide dedicar a sua vida ao mar.

O projecto foi produzido para a competição DocuPower, anualmente promovida pela organização do festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau. Os autores seguiram em busca de um retrato de um lugar que é para ambos querido e tema repetido de trabalho. António Caetano Faria filmou antes uma curta-metragem no Porto Interior. Carolina Rodrigues fotografou a zona em toda a extensão das suas margens e produziu também um vídeo no local.

“Viagem no Tempo” é exibido num programa que inclui narrativas visuais de Taiwan, Japão, Continente, Hong Kong e Coreia do Sul. Entre as produções exibidas estará “Hand in Hand”, dos realizadores Yen Lan-chuan e Juang Yi-tzeng, vencedora do Grande Prémio do Festival Internacional de Documentários de Taiwan em 2010.

Carolina Rodrigues e António Caetano Faria encontram-se actualmente a trabalhar em projectos separados. Rodrigues está agora a trabalhar num documentário filmado no Tibete, no âmbito do projecto “Wind Horse Walking”, que realizou em parceria com Alice Kok e Joey Ho, onde trabalho artístico deu espaço à solidariedade para com os habitantes da cidade de Yushu, abalada por um terramoto ocorrido a 14 de Abril de 2010.

“Estou a começar a edição do documentário sobre o projecto de Yushu, onde houve o terramoto. Houve a exposição de angariação de fundos e depois fomos lá entregar o dinheiro às pessoas. Estivemos lá durante duas semanas, filmámos durante esse tempo, entrevistámos pessoas, e agora, eu e a Alice Kok, estamos a editar o documentário”, conta a realizadora.

O novo documentário deverá ficar concluído dentro de dois a três meses.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s